Adelaide — Austrália — o que fazer
Neste post vamos contar as coisas que fizemos em nossa mais recente viagem para a cidade de Adelaide, capital do estado de South Australia — em maio de 2023. Como comentamos anteriormente, moramos em Adelaide por 8 meses no passado (entre 2016/2017). Nosso objetivo, portanto, não era conhecer a cidade, mas sim revisitar alguns lugares que já conhecíamos, sair um pouco da correria de Sydney e descansar a cabeça.
Passamos 7 dias por lá, o que provavelmente seja muito tempo se o seu objetivo é somente turistar. Diríamos que para conhecer Adelaide e seus arredores 3 ou 4 dias sejam suficientes. Dessa forma, você pode passar mais dias explorando SA e visitando pontos turísticos um pouco mais distantes.
Durante a nossa visita, incluímos os seguinte pontos no nosso roteiro:
CITY (CENTRO DA CIDADE) — para nós que gostamos de andar, é bem fácil se locomover no centro da cidade de Adelaide a pé. Aqui na Austrália, todas as principais cidades possuem uma “rua do comércio” (inteira ou parcialmente fechada para carros). Em Adelaide, essa rua é a Rundle Mall. Vale a pena uma visita, independente de você estar interessado em comprar algo. O centro também abriga muitos lugares culturais como o South Australian Museum, a Art Gallery of South Australia e a State Library of South Australia. Todos eles tem entrada gratuita (as vezes é cobrado ingresso para alguma exposição específica, mas a entrada geral é grátis). Não fomos dessa vez porque acabou não dando tempo, mas já fomos algumas vezes e todos valem a visita.
CENTRAL MARKET — localizado na parte central da cidade, o central market vende artesanato e comidas de produtores locais, tanto para comprar e levar para casa (frutas e verduras frescos), quanto para comer no local (tem um restaurante italiano, um cafezinho com pasteis de nata e muitas outras opções). É um local que vale algumas visitas!
ADELAIDE BOTANIC GARDEN — também localizado na city, como o próprio nome diz, esse é o Jardim Botânico da cidade. É uma área bem gostosa para caminhar ou fazer um piquenique. Para quem gosta de zoológico, o Adelaide Zoo fica bem pertinho também! :)
GLENELG — esta é a praia mais conhecida de Adelaide. É uma praia urbana, com bastante infra-estrutura (mas não deixa de ser bonita). O acesso da city para lá é bem fácil (tem um tram e leva menos de meia hora). O bom de Adelaide é que, diferente de Sydney, o por-do-sol é no mar, então é muito bonito passar o fim de tarde na praia (costumávamos fazer isso bastante no tempo em que moramos por lá).
BRIGHTON — esta praia é próxima a Glenelg. Como gostamos de caminhar, fomos até lá, passamos um tempinho e voltamos a pé para Glenelg (tem um calçadão de uma praia a outra — cerca de 5km).
HALLET COVE & PORT NOARLUNGA — são duas praias um pouco mais longe da city (de transporte público leva um pouco mais de 1h), mas que valem a pena a vista. Nós pegamos um trem para Hallett Cove, passeamos por lá e de lá partimos para Port Noarlunga. A paisagem dessas praias é bem diferente das praias que vemos nos outros estados aqui na Austrália.
PASSEIO DE BICICLETA — Adelaide é uma cidade plana, ótima para andar de bicicleta. Na época em que lá moramos (entre 2016 e 2017), a prefeitura tinha um programa muito bacana de aluguel de bicicletas gratuito para os moradores. Com a pandemia, esse programa perdeu bastante força e, quando fomos dessa vez, havia apenas uma biblioteca participante (infelizmente, pode ser que em breve o programa seja totalmente descontinuado). Pegamos as bicicletas na Hindmarsh Library e fizemos o caminho até a praia, um caminho de cerca de 10km (20km ida e volta). Valeu muito a pena! Partindo dessa biblioteca, era possível pegar uma outra rota e ir para as montanhas. Não deu dessa vez, mas com certeza incluiremos na nossa próxima visita.
HAHNDORF — é um vilarejo alemão bem conhecido e que fica a cerca de 1h do centro de Adelaide de transporte público. É basicamente uma rua, onde se concentram comércios e restaurantes. Vale muito a visita (pela comida e pela paisagem). Por lá nós comemos no “The Haus Restaurant” e indicamos! :)
No próximo post detalharemos os custos da nossa viagem.
Até a próxima.