Sistema de saúde na Austrália — Clínico Geral

3 min readAug 10, 2021

NOTA: Post publicado em outra plataforma em 12/09/2020.

Cartão do Medicare do Thiago. Fonte: Arquivo pessoal

Diferentemente do Brasil, onde estamos acostumados a ter acesso direto a médicos especialistas, aqui na Austrália sempre temos que primeiro passar por um clínico geral (aqui conhecido como GPGeneral Practitioner).

Por exemplo, se você sabe que está com um problema no estômago, você não consegue ir diretamente no gastroenterologista: você precisa passar por uma consulta com o GP e, se ele não conseguir te indicar o tratamento ou se achar que seu caso precisa de um tratamento com um especialista, ele então te encaminha para um médico especialista. O mesmo vale para exames de rotina femininos: os próprios GPs fazem os exames “mais simples” e indicam clínicas para você fazer os que eles não fazem. Você só vai para um ginecologista se você precisar de um tratamento mais específico que ele não saiba como proceder.

As consultas com GPs, especialistas e exames são cobertas pelo sistema público de saúde — Medicare, mas isso não significa que elas são inteiramente gratuitas. Para não pagar nada pela consulta, você precisa escolher um médico bulk billing. No médico bulk billing basta você apresentar seu cartão do Medicare e pronto: você não precisa se preocupar com gasto nenhum. Se você opta por um médico que não atenda por bulk billing, você será reembolsado pelo Medicare de acordo com uma tabela que eles possuem. Por exemplo, se a tabela deles diz que paga AUD $50 por determinado tipo de consulta e você decide ir a um médico que custa AUD $80, você terá que pagar a diferença de AUD $30 do seu bolso. O mesmo vale para exames.

Felizmente não precisamos fazer nenhum tratamento ou exame complicado até agora. Já fomos em GP bulk billing e GP não bulk billing. No bulk billing, foi somente apresentar a carteirinha do Medicare. No não bulk billing, além de apresentarmos o cartão do Medicare, pagamos pela consulta. Apesar de darem um certo prazo para o reembolso, o nosso recebemos no mesmo dia (o cadastro do Medicare já contém os nossos dados bancários, então o dinheiro já cai direto nessa conta).

Quanto aos exames, fizemos sangue, urina e ultrassom do abdômen. Para sangue e urina não tivemos gasto nenhum, mas para o ultrassom do abdômen tivemos que pagar a diferença não coberta pelo Medicare (chamado out of pocket).

Muitas vezes pode ser confuso como o sistema funciona e um pouco complicado entender o quanto você irá gastar em cada procedimento. Novamente a dica é: não tenha vergonha e sempre pergunte antes de fazer. As pessoas que trabalham na área têm mais experiência e sabem te informar direitinho os gastos (alguns consultórios já têm as tabelas declarando os valores que serão cobrados). Uma outra opção é usar uma ferramenta online disponibilizada pelo governo: o Medical Costs Finder, onde você pode ter uma estimativa do seu out of pocket.

Esperamos que o post tenha ajudado a esclarecer um pouco como funciona o sistema de saúde aqui e principais gastos.

Até mais.

--

--

No responses yet